Quantos passaram por aqui...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Antoine de Saint-Exupéry




Conheci o ilustre autor, Antoine de Saint-Exupéry, na sua mais conhecida obra: "O Pequeno Prínicipe". Acreditava que aquele livro não passava de um simples livro infantil.
Me enganei... Percebi que pode até ser uma história infantil, mas possui também a essência de lições de vida e ensinamentos nas suas entrelinhas. A partir daí, procurei conhecer suas demais obras.
Eis, em síntese, alguns de seus trechos que mais me marcaram:


"É apenas com o coração que se pode ver direito, o essencial é invisível aos olhos."
_

"Em tudo na vida a perfeição é finalmente atingida, não quando nada mais existe para acrescentar, mas quando não há mais nada para retirar."

_
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
_
"Se tu me cativas nós teremos necessidade um do outro"
_
"Se você não encontra o sentido das coisas é porque este não se encontra, se cria."
_
"É preciso que eu tolere duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas." 
_

"Aqueles que são diferentes de mim não me prejudicam, muito pelo contrário, eles me enriquecem. Nossa unidade se fundamenta em algo mais elevado do que nós mesmos - no ser humano...Pois ninguém quer ouvir seu próprio eco nem encontrar a própria imagem em um espelho." (Exupéry - Pilotos de Guerra).
_
"Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não fazsofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (...) Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca". (Antoine de Saint-Exupèry, em 'Cidadela')
_
" Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós.Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo.Há os que levam muito, mas não há os que não levam nada.Há os que deixam muito, mas não há os que deixam nada.Essa é a maior responsabilidade de nossas vida.É a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso".
_
"Em cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos."
.





Nenhum comentário: